quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

COMUNICADO NPE Nº 03/2016

COMUNICADO NPE Nº 03/2016

Base Nacional Comum Curricular

Considerando o momento oportuno para as discussões em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e diante da necessidade de divulgar, integrar e mobilizar os profissionais da educação na discussão sobre a BNCC, a fim de que possam indicar contribuições e participar da construção desse importante documento para o país, solicitamos que as unidades escolares mobilizem esforços para contribuírem com observações ao texto preliminar.

Para tanto, considera-se a ATPC como espaço privilegiado para a realização da formação e das discussões com foco no assunto.

Desse modo, a Diretoria de Ensino Região Leste 3 sugere as seguintes ações para a organização das ATPC:

·         assistir os vídeos disponíveis no site http://basenacionalcomum.mec.gov.br;
·         realizar rodas de conversa (ou estratégias semelhantes) com os membros da comunidade escolar para compreender os objetivos propostos pela BNCC;
·         oportunizar momentos para que os professores visitem o site oficial da BNCC, conheçam a proposta, façam o cadastro e colaborem.

Pedimos atenção especial em relação aos prazos:

·         até 15/03 - consulta pública para a discussão do texto preliminar da Base Nacional Comum Curricular disponível no site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br;
·         de 29/02 a 11/03realização de, no mínimo, um ATPC com foco na BNCC;
·         até 14/03 - preenchimento do formulário sobre as ações realizadas: https://docs.google.com/forms/d/1ESgcTF5OPPLgntIajpc619Lfane6hOF3dly2kxVUQg0/viewform?c=0&w=1


Informamos que, no período de 29/02 a 11/03, os PCNP e Supervisores de Ensino acompanharão as unidades escolares em ATPC com foco nas discussões relacionadas à BNCC.

É importante ressaltar que o conjunto de ações faz parte de um movimento da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para incorporar as contribuições das unidades escolares ao relatório final a ser enviado ao Conselho Nacional de Educação.

Contamos com a colaboração de todos e desejamos um bom trabalho.


Diretoria de Ensino Região Leste 3 – Núcleo Pedagógico

BNCC - Apresentação





Desafios da Educação: BNCC - Base Nacional Comum Curricular


O Desafios da Educação traz as pesquisadoras Célia Carolino Pires (UFMS) e Márcia Mendonça (IEL-Unicamp) para falar sobre a Base Nacional Comum Curricular, o currículo mínimo do MEC para todas as escolas do Brasil. O primeiro texto que estabelece os conteúdos mínimos para cada ano da Educação Básica está online e aberto para as sugestões da sociedade. Há quem julgue que não há necessidade desse currículo mínimo. Quais são as particularidades das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa?


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3 ARTICULA COM SUAS ESCOLAS A  AÇÃO DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL DA EDUCAÇÃO NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

XÔ, MOSQUITO!

O Instituto Oswaldo Cruz, referência no Brasil em doenças infecciosas e no controle de vetores, produziu um material científico sobre o Aedes aegypti que você poderá conhecer clicando nos vídeos abaixo. A produção e direção dos vídeos é de Genilton José Vieira.

AQUI - Videos com informações científicas sobre o Aedes aegypti

Mais informações acesse:
http://www.portaldenoticias.saude.sp.gov.br/campanhas/sao-paulo-contra-as-arboviroses/

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Mobilização contra o Aedes Aegypti - 19/02/2015




Informamos a todos que dia 19/02 será o Dia de Conscientização e Mobilização contra o Aedes Aegypti. Preparamos um comunicado com algumas sugestões de atividades que poderão ser realizadas pelas escolas com envolvimento de toda a comunidade. Veja detalhes AQUI!

Clique aqui e responda ao FORMULÁRIO sobre as atividades realizadas nas escolas - prazo:até 26/02

Informamos também que, neste mesmo dia a partir das 13 horas, haverá uma Videoconferência “Debates sobre Educação em Saúde – Tema XI – Mobilização Todos juntos contra o Aedes aegypti”  , via Rede do Saber, organizada pela Equipe Curricular de Ciências/Educação em Saúde da CGEB/CEFAF e parceiros.

Contamos com a mobilização e participação de todos!!!