Base Nacional Comum
Curricular
Considerando o momento oportuno
para as discussões em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e diante
da necessidade de divulgar,
integrar e mobilizar os profissionais da educação na discussão sobre a BNCC, a
fim de que possam indicar contribuições e participar da construção desse
importante documento para o país, solicitamos que as unidades escolares
mobilizem esforços para contribuírem com observações ao texto preliminar.
Para tanto, considera-se a ATPC como espaço privilegiado
para a realização da formação e das discussões com foco no assunto.
Desse modo, a Diretoria de Ensino Região Leste 3 sugere as
seguintes ações para a organização das ATPC:
·
realizar rodas de conversa (ou estratégias semelhantes) com os membros
da comunidade escolar para compreender os objetivos propostos pela BNCC;
·
oportunizar momentos para que os professores visitem o site oficial da
BNCC, conheçam a proposta, façam o cadastro e colaborem.
Pedimos atenção especial em relação
aos prazos:
·
até 15/03
- consulta pública para a
discussão do texto preliminar da Base Nacional Comum Curricular disponível no
site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br;
·
de 29/02
a 11/03 - realização de, no mínimo, um ATPC com foco na BNCC;
·
até 14/03
- preenchimento do
formulário sobre as ações realizadas: https://docs.google.com/forms/d/1ESgcTF5OPPLgntIajpc619Lfane6hOF3dly2kxVUQg0/viewform?c=0&w=1
Informamos que, no período de 29/02
a 11/03, os PCNP e Supervisores de Ensino acompanharão as unidades escolares em
ATPC com foco nas discussões
relacionadas à BNCC.
É importante ressaltar que o conjunto
de ações faz parte de um movimento da Secretaria da Educação do Estado de São
Paulo para incorporar as contribuições das unidades escolares ao relatório
final a ser enviado ao Conselho Nacional de Educação.
Contamos com a colaboração de todos
e desejamos um bom trabalho.
Diretoria de Ensino Região Leste 3
– Núcleo Pedagógico
O Desafios da Educação traz as pesquisadoras Célia Carolino Pires (UFMS) e Márcia Mendonça (IEL-Unicamp) para falar sobre a Base Nacional Comum Curricular, o currículo mínimo do MEC para todas as escolas do Brasil. O primeiro texto que estabelece os conteúdos mínimos para cada ano da Educação Básica está online e aberto para as sugestões da sociedade. Há quem julgue que não há necessidade desse currículo mínimo. Quais são as particularidades das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa?
BNCC - Apresentação
Desafios da Educação: BNCC - Base Nacional Comum Curricular
O Desafios da Educação traz as pesquisadoras Célia Carolino Pires (UFMS) e Márcia Mendonça (IEL-Unicamp) para falar sobre a Base Nacional Comum Curricular, o currículo mínimo do MEC para todas as escolas do Brasil. O primeiro texto que estabelece os conteúdos mínimos para cada ano da Educação Básica está online e aberto para as sugestões da sociedade. Há quem julgue que não há necessidade desse currículo mínimo. Quais são as particularidades das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa?