quinta-feira, 31 de março de 2016

Vacinação contra o HPV nas escolas - 2016

Informamos que a Campanha de Vacinação contra o HPV / 2016 iniciou-se neste mês de Março. Existem alguns documentos que as Unidades Escolares poderão utilizar para sensibilização e informação aos alunos e famílias, inclusive planilhas que precisam ser preenchidas.
Assim como ocorreu nos últimos anos, a articulação ocorrerá principalmente entre cada Unidade de Saúde (UBS) e as escolas mais próximas para orientar os professores, pais e alunos e agendarem a data de aplicação da Vacina. Em caso de dúvidas, as escolas poderão contatar as SUVIS da região/distrito onde está localizada conforme dados abaixo.

Telefones da Superintendência de Vigilância Epidemiológica: 

•SUVIS GUAIANASES – RENER
•TEL: 2553-2833 / 2552-6122
•E-mail: renealencar@prefeitura.sp.gov.br

 •SUVIS TIRADENTES - IRIS
•Tel: 2285-5011 / 2282-4166
•E-mail: irisvrmendes@prefeitura.sp.gov.br / suvistiradentes@gmail.com

SUVIS ITAQUERA - ROSELI
Telefone: 25235405 ou 25210561
E-mail: epidemio.suvisitaquera@gmail.com

SUVIS SÃO MATEUS - CAROLINA
Enfª Carolina Palopoli Perez
Tel: 2013-1139
E-mail: carolinapalopoli@prefeitura.sp.gov.br

Estamos a disposição para esclarecimentos e caso dúvidas muito específicas vocês poderão entrar em contato com a SUVIS da região.

Kátia e Paula - PCNP - Ciências da Natureza 
Núcleo Pedagógico - 22179180 
DER Leste 3

Semana de Mobilização – Todos juntos contra o Aedes aegypti

http://www.saude.sp.gov.br/
Em continuidade às ações de prevenção a dengue, chikungunya e zika, será realizada de 04 a 08 de abril de 2016 a Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti, que tem como objetivo intensificar as atividades de combate ao mosquito e diminuir a incidência dessas doenças.  Nesse período, algumas ações devem ser implementadas ou intensificadas: 
  • Abordagem do tema na programação curricular;
  • Realização de ações preventivas envolvendo estudantes e comunidade escolar, principalmente a eliminação de criadouros do mosquito;
  • Realização da vistoria nos prédios públicos;
  • Orientação sobre os sintomas das doenças e para a procura da Unidade Básica de Saúde;
  • Orientação sobre os sintomas das doenças e para a procura da Unidade Básica de Saúde;
  • Articulação com as Regionais da Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN, com o intuito de buscar orientação sobre descartes adequados e eliminação de eventuais criadouros de mosquito.

O Dia D de eliminação do Aedes aegypti será realizado no dia 07 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial de Saúde – OMS, desde 1948, com a finalidade de conscientizar a população sobre as principais questões de saúde. 
Os índices de infestação do mosquito e o número de casos de dengue, chikungunya e zika apresentados pela SUCEN apontam a necessidade de renovar e intensificar as ações e propostas de trabalho, de modo a envolver também familiares e responsáveis, além da comunidade escolar. Nesse sentido, compartilhamos uma proposta de ação enviada pela CGEB a ser realizada pelos estudantes de nossas escolas, e também as sugestões enviadas na ação feita em fevereiro deste ano. 
Esta proposta pode e deve ser incrementada de acordo com a diversidade de contextos regionais e identidade das Unidades Escolares e Diretorias de Ensino e das atividades que já estão em desenvolvimento. Destacamos a importância do envolvimento do Grêmio, da Associação de Pais e Mestres, bem como dos parceiros de cada região.

Caso necessário, estamos à disposição para esclarecimentos.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Orientações técnicas para professores de inglês - Comunicado NPE nº 07

Prezados Professores Coordenadores,

Solicitamos a divulgação das informações e o auxílio na inscrição de professores de inglês interessados em participar de um conjunto de orientações técnicas planejadas para este ano de 2016.

Tendo em vista as especificidades da proposta de formação, são disponibilizadas 30 vagas a serem preenchidas por meio de inscrição em formulário online até a data de 11 de abril.

As informações sobre a proposta de formação e os procedimentos para a inscrição são apresentados em detalhes neste documento.

Em caso de dúvidas, pedimos que entrem em contato com o PCNP responsável pela formação.

Desde já, agradeço a colaboração de todos.

Atenciosamente,

José Lopes Moreira Filho

PCNP de LEM

quinta-feira, 24 de março de 2016

Ação formativa Projeto Saúde e Prevenção

Em continuidade às ações formativas do Projeto Saúde e Prevenção nas escolas, realizaremos neste mês, nos dias 28, 29 e 30, o I Encontro Formativo com o título “A Escola e Sua Interface: discussões sobre vulnerabilidades sociais a partir do consumo de bebida alcoólica“.

Público Alvo:
1 aluno(a) representante do Grêmio Estudantil por escola;
1 professor(a) interlocutor(a) do Grêmio Estudantil ou do Projeto Saúde e Prevenção por escola;
1 Vice-diretor(a) do Programa Escola da Família
1 Professor(a) Mediador(a) – PMEC – por escola
Horário: Das 07h00 às 13h00

Local: Diretoria de Ensino Leste 3 - localizada na Rua Isabel Urbina, 200 – Cohab José Bonifácio.

Solicitamos às escolas que respondam este formulário, com o objetivo de apontar quem irá participar do Encontro formativo, de acordo com a convocação, pois precisamos planejar as ações em consonância com o perfil indicado no formulário. CLIQUE AQUI PARA RESPONDER

Abertura de Edital para PCNP dos anos iniciais do Ensino Fundamental

A Diretora do Núcleo Pedagógico, torna público o edital de abertura do processo de atribuição e designação para o Posto de Trabalho na Função de Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico..
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: Entrega da Proposta de Trabalho de 23/03/2016 a 28/03/2016, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas, na Assistência Técnica da Diretoria de Ensino.
Clique Aqui para mais informações

quinta-feira, 17 de março de 2016

LEI Nº 16.132, DE 9 DE MARÇO DE 2016 Altera do nome da EE Carrãozinho III


(Projeto de lei nº 671/15, do Deputado João Paulo Rillo – PT) Dá denominação ao estabelecimento de ensino que especifica
O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:
Artigo 1º – Passa a denominar-se “Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Tom Jobim)” a Escola Estadual Conjunto Habitacional Carrãozinho III, na Capital.
Artigo 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 9 de março de 2016.
GERALDO ALCKMIN
José Renato Nalini
Secretário da Educação
Edson Aparecido dos Santos
Secretário-Chefe da Casa Civil
Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 9 de março
de 2016.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) - Período de inscrição - Categorias Mirim e Infantil 2016 - D.E Leste 3


Conforme a publicação em D.O.E, da Portaria Conjunta G-CEL-SELJ/CGEB-SEE/G-SEDPcD/G-SDECTI, de 29 de fevereiro de 2016 ( Regulamento Geral dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo 2016) estão abertas as Inscrições das Categorias Mirim e Infantil 2016.

O período de inscrição das Categorias Mirim e Infantil 2015 será de 03 a 23 de março de 2016.

Saiba mais, acesse os links abaixo:



terça-feira, 1 de março de 2016


Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
5ª- edição | 2016

A  Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro valoriza a interação de crianças e jovens com seu território promovendo o concurso de textos cujo tema é “O lugar onde vivo”. Para escrever os textos, o aluno deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.
Podem participar professores que estão lecionando nos anos escolares: 5º-, 6º-, 7º-, 8º- e 9º- anos do Ensino Fundamental e 1º-, 2º- e 3º- anos do Ensino Médio.

Inscrição dos professores – De 25/2/2016 a 30/4/2016
A ficha de inscrição estará disponível para preenchimento e envio no seguinte sítio eletrônico:<www.escrevendoofuturo.org.br>.
A inscrição deve ser realizada exclusivamente pela internet.

Categorias
O professor inscrito deverá orientar seus alunos a escrever um texto, em língua portuguesa, original e de autoria exclusiva de cada aluno, sobre o tema “O lugar onde vivo”, nas categorias abaixo indicadas de acordo com o ano escolar em que os alunos das turmas participantes vinculados ao professor inscrito estão matriculados:

Categorias
Anos escolares

Poema
5º- e 6º- anos do Ensino Fundamental

Memórias literárias
7º- e 8º- anos do Ensino Fundamental

Crônica
9º- ano do Ensino Fundamental e 1º- ano do Ensino Médio

Artigo de opinião
2º- e 3º- anos do Ensino Médio