quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Casos de Caxumba nas escolas

A Caxumba ou parotidite infecciosa (inflamação das glândulas parótidas, glândulas da salivação próximas ao ouvido), é uma doença viral aguda, de evolução benigna causada pelo vírus da família Paramyxoviridae. O período de incubação varia de 12 a 25 dias após a exposição, com média de 16-18 dias. A caxumba costuma apresentar-se sob a forma de surtos, que segundo a Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde) é considerado como a ocorrência de dois ou mais casos em uma mesma instituição e que acometem preferencialmente as crianças nas populações não vacinadas. 
As crianças que frequentam creches e escolas têm risco aumentado de adquirir infecções, devido aos hábitos que facilitam a transmissão de doenças como levar as mãos e objetos à boca, contato interpessoal muito próximo, uso de fraldas, imaturidade do sistema imunológico e vacinação incompleta.
Diante da ocorrência de mais de um caso de uma doença transmissível na instituição, no mesmo período, o responsável pelo estabelecimento deve comunicar a Unidade Básica de Saúde (UBS) referência da região bem como os pais para que se atentem aos sinais e sintomas da doença.


http://www.crechesegura.com.br/caxumba-na-escola-o-que-e-importante-saber/

Nenhum comentário:

Postar um comentário