Os alunos do curso de inglês do Centro
de Línguas (CEL) da EE Fadlo Haidar estão participando do concurso ‘Shakespeare
Hoje’ por meio da produção de vídeos autorais sobre a vida e a obra de William
Shakespeare.
Sob a coordenação da Professora Julieta
Serra (PC do CEL), junto com as professoras Célia Egger e Solange Ferri, o CEL da
EE Fadlo Haidar aproveita o concurso como um projeto pedagógico para as turmas
de inglês.
Os alunos produziram uma série de
vídeos com a temática ‘Por que Shakespeare continua atual?’. Cada vídeo
produzido foi armazenado no site ‘YouTube’ para a inscrição no concurso.
Em um dos vídeos, os alunos da
Professora Solange (Ariel, Gustavo, Maurício, Stephanny e Vinícios) retratam a
característica atual de Shakespeare por meio de cenas curtas relacionadas a
frases famosas da obra do autor.
Recorte do vídeo: ‘Assistir ou não
assistir, eis a questão!’
Outros vídeos podem ser encontrados
pela hashtag #ShakespeareLives, recurso
que visa a reunir toda a gama de vídeos produzidos.
No mês de agosto, os PCNP Lopes (LEM),
Nalva (Arte) e Reis (Tecnologia) realizaram um conjunto de orientações técnicas
com as turmas de inglês do CEL no ambiente da rede do saber, em parceria com os
professores do CEL, com os objetivos de:
·
fornecer subsídios sobre a biografia e
obras de William Shakespeare;
·
discutir a influência do autor nas
obras contemporâneas;
·
apresentar a disponibilidade de
materiais de referência em meio eletrônico;
·
apresentar técnicas de concepção de
ideias para a produção de vídeos e aspectos artísticos.
Orientações técnicas no ambiente da
rede do saber
Na rodada de orientações, o foco foi
subsidiar os alunos em relação à vida e à obra de Shakespeare, além de
questões de produção de vídeos. A pauta dos encontros foi:
·
roda de conversa sobre William
Shakespeare;
·
apresentação da biografia do autor;
·
visão geral de algumas das principais
obras de Shakespeare: Romeu e Julieta; Sonho de uma noite de Verão; Megera
domada; Macbeth; Othelo; Hamlet.
·
influência de Shakespeare em obras
atuais;
·
informações do concurso e seu
regulamento;
·
apresentação de materiais de
referência: - site do British Council; -
DVD do Festival do Minuto; Festival de Cinema Leste 3.
·
realização de exercício de concepção de
ideias para a criação de vídeos com a temática proposta pelo concurso.
Ao final de toda a orientação técnica,
os alunos apresentaram as ideias iniciais para a produção de vídeos para
participar do concurso.
Agora, em outubro, podemos ver a
materialização dessas ideais em trabalhos audiovisuais que revelam o
conhecimento, a criatividade e o protagonismo de nossos alunos. Como exemplo, o
vídeo produzido pelos alunos Paloma, Fernanda, João, André e Samuel retrata um
amor diferente:

Recorte do vídeo: Uma releitura de
Romeu e Julieta
O Núcleo Pedagógico da Diretoria de
Ensino Leste 3 parabeniza a todos os envolvidos pelos trabalhos desenvolvidos, os
quais contribuem para o aprendizado da língua estrangeira e para a celebração
dos 400 anos da morte de William Shakespeare, considerado o maior escritor do
idioma inglês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário